Sobre o Santanna

Há 28 anos o Colégio Santanna vem prestando serviços educacionais à sociedade sergipana, atualmente oferecendo os níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, nos turnos manhã e tarde.

Foi fundado em 1993 pela família Santana, funcionando apenas com quatro salas de aula. Hoje disponibiliza de 23 salas de aula climatizadas, laboratório móvel de informática, biblioteca, laboratório de química e biologia, área de esportes, cantina, área de recreação e quadra de esportes, além do Santanna Júnior, uma estrutura destinada exclusivamente para a Educação Infantil com 12 salas de aula, brinquedoteca, parques infantis, área esportiva, fruto de muita dedicação, amor, perseverança e busca pela realização do sonho de oferecer uma educação de qualidade, sendo um referencial de seriedade e comprometimento na formação dos nossos educandos.

O Santanna oferece um ambiente acolhedor, que educa a criança como criança, facilitando e enriquecendo seu aprendizado com métodos adequados à sua idade, respeitando a individualidade e o ritmo natural de cada uma. Tem a preocupação em educar as pessoas para que sejam capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando o desenvolvimento do ser criativo e ético na formação integral das potencialidades humanas. Na busca constante pela maior integração entre os alunos, proporcionando um aprendizado de maneira prazerosa, o Santanna realiza diversos eventos culturais, passeios, teatros, seminários, enfim, atividades que ajudarão no desenvolvimento do educando.

“Ser uma Escola de excelência que proporcione ética e competente assistência à educação, visando desenvolver qualificados serviços educacionais num ambiente fraterno e inovador, contribuindo para formar cidadãos capazes de promover a vida, cidadania e solidariedade”.

Nossa Proposta Pedagógica

A aprendizagem é a ação mais segura que mobiliza o conhecimento dos fatos, tornando possível formar o indivíduo, integrando-o à sociedade. O aluno deve participar ativamente das diversas atividades, demonstrando espírito crítico e participativo, capaz da observação dos fatos, de reflexão, discriminação, decisão, criação, comunicação e cooperação.

Ao educando cabe dar as condições necessárias para que ocorra o processo ensino/aprendizagem e, com ele, tornar possível alcançar os objetivos propostos, pois quanto mais ricas e variadas forem as experiências vividas pelo aluno maior será sua aprendizagem e seu êxito.

Partindo do princípio de que o aluno ao chegar à escola traz seus valores, sua linguagem e sua maneira de ser e agir, cabe-nos, portanto, valorizar o universo de cada um, respeitando seus interesses e dando-lhe oportunidade de tentar novas experiências que resultem em aprendizado.

No contexto geral do processo ensino e aprendizagem, priorizamos os recursos que conduzam o aluno a:

Sabendo que o educando é, antes de tudo, um ser historicamente construído, devendo desenvolver hipóteses para estruturar seu raciocínio, utilizamos a linha pedagógica sócio-interacionista, que além de valorizar o contexto sócio-cultural e histórico do aluno, trabalha os conteúdos de maneira interdisciplinar e contextualizada.

Nossa filosofia de ensino é: Pensar EDUCAÇÃO, fazer CAPACITAÇÃO e refletir FORMAÇÃO, num constante CICLO DE APRENDIZAGEM.

“O aluno não é tão somente o sujeito da aprendizagem, mas aquele que aprende junto ao outro o que seu grupo social produz.” (Vygotsky)