Ensino Fundamental Anos Iniciais

O Colégio Santanna acredita que as crianças aprendem a todo o momento, e esta aprendizagem acontece por meio de vínculos e relações que elas estabelecem com outras pessoas e com o meio, em um contexto histórico e social, ou seja, dentro de uma perspectiva sociointeracionista.

Por isso, no Ensino Fundamental  I assumimos uma concepção de aprendizagem em que a criança é vista como um sujeito autônomo, cuja diversidade biológica, cultural ou cognitiva precisa ser considerada e respeitada, pois acreditamos que esta é a principal e mais longa etapa do ensino básico. Os objetivos escolhidos nesta fase visam proporcionar meios para que os nossos alunos se tornem indivíduos livres, pensantes, capazes e criativos.

Para tanto, eles recebem uma educação que procura ir além do ensinar, em que o processo ensino-aprendizagem se configura de forma dinâmica, a partir de ações como:

• Vivência de projetos interdisciplinares;
  • Realização de aulas dinâmicas e interativas com o enfoque no processo ensino aprendizagem, na cultura e na arte;
  • Utilização de recursos tecnológicos;
  • Adoção de currículo diversificado;
  • Aplicação de atividades contextualizadas.

Nesse sentido, a nossa proposta educacional neste ciclo é transformar ideias em projetos, problemas em caminhos, desejos em conquistas, crianças em cidadãos e sonhos em realizações. Por isso, trabalhamos em parceria com a Escola da Inteligência, que é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

Dentro dessa perspectiva, objetivamos preparar o educando para acompanhar as transformações exigidas pela sociedade, tendo identidade própria, conhecendo direitos e deveres, sendo capaz de respeitar as diferenças e  sabendo conviver de forma harmoniosa com todos a sua volta.

Professores do Ensino Fundamental I

1º Ano A / Fund. Anos Iniciais